DCE Promove Formação de Coletivo de Jovens pelo Meio Ambiente

07/08/2010 18:05

O Diretório Central dos Estudantes José Montenegro de Lima (DCE JML) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em parceria com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Ceará (CJ CE) realizou, no dia 22 de abril, uma oficina de capacitação para a formação do CJ-Limoeiro. Na ocasião, o grupo formado pelos alunos do IFCE da cidade de Limoeiro, situada à 224 Km de Fortaleza, aprenderam sobre o que são os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e sobre a metodologia de formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAs).

O grupo surgiu a partir da iniciativa da Professora Anna Érika, IFCE-Limoeiro, em criar um núcleo de pesquisa para trabalhar com as questões ambientais em Limoeiro do Norte. O novo CJ formado irá promover a formação de três COM-VIDAs nas escolas públicas da cidade e desenvolver o programa de gerenciamento de resíduos sólidos do próprio Instituto. Partes dos alunos são bolsistas do PIBIC- Jr e terão dedicação exclusiva para as atividades do novo CJ.

Umas das primeiras ações desse novo coletivo está sendo em ajudar o jovem Erley, delegado da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), a realizar um projeto de arborização em um conjunto habitacional. O projeto faz parte da etapa classificatória da I Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CONFINT).

Para Isabelle Azevedo, membro da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) e do CJ-CE, o CJ-Limoeiro nasce com o desafio de levar o debate ambiental a juventude da região do Baixo Jaguaribe “o local que vêm sofrendo muito com o agronegócio (em especial com as questões relacionadas a água e aos agrotóxicos) e com as fábricas de cerâmicas” afirma.

O DCE JML pretende formar outros Coletivos Jovens nos campus do interior. Juazeiro e Crato serão os próximos a receberem as oficinas de formação dos CJs.

—————

Voltar