UNE e UBES de volta pra casa: campanha pela reconstrução da sede ganha reforço

30/06/2010 15:56

     Um vídeo de 17 segundos veiculado na rede Globo de televisão ressalta a importância das entidades na luta pela consolidação da democracia e incentiva a doação de recursos para a reconstrução da sede

    1º de fevereiro de 2007. A data certamente já garantiu espaço nas páginas dos próximos livros que contarão a memória do movimento estudantil brasileiro. Foi neste dia, uma quinta-feira de calor na capital carioca, que estudantes de todas as regiões do País ocuparam as ruas do Aterro do Flamengo, na zona Sul do Rio.

    O fim da linha para a histórica manifestação foi o terreno onde ficava a sede da UNE e da UBES incendiada pela ditadura militar em 1964 e onde funcionava um estacionamento irregular. Foram meses de acampamento para garantir a volta pra casa.

    Um ano de três meses se passaram desde então, quando em 9 de maio deste ano a justiça reafirmou a manutenção de posse do terreno em favor das entidades. O sonho de ver de pé o prédio de treze andares projeto pelo arquiteto Oscar Niemeyer vem sendo acalentado desde o dia em que, tomados pela emoção da volta pra casa, estudantes retomaram seu espaço.

    Para ter esse sonho transformado em realidade, diretores da UNE e da UBES arregaçaram as mangas em uma grande campanha nacional pela reconstrução da sede. O objetivo é que o mesmo Estado que, em um período de exceção democrática, incendiou e demoliu a sede das entidades, a reconstrua.

    "Meu apoio é concreto" já conta com o apoio de personalidades do mundo político, artístico, acadêmico e dos esportes. A campanha ganhou um importante reforço: um vídeo que incentiva a doação de recursos para reconstrução da sede.

    A vinheta de 17 segundos, veiculada na rede Globo de televisão desde o dia 19 de junho, reforça a participação da UNE e da UBES no processo de consolidação da democracia e importante papel dos estudantes na luta pela liberdade de expressão e construção de um Brasil mais justo e solidário. As doações poderão ser feitas através da conta bancária: Banco do Brasil - Agência 1537-7, Conta Corrente 20364-5

    

—————

Voltar